A pandemia atual nos oferece, dentre outras coisas, a oportunidade de reimaginar e revitalizar a cultura. Ela estimulou e apoiou a inovação de meios digitais, participação e debate à distância, assim como mudanças criativas no uso dos recursos internos, como instituições culturais, bibliotecas e museus. Assim, vivemos algo que surge em meio a uma crise, mas que sobreviverá mesmo quando as circunstâncias mudarem.
Inovações Digitais
A criação de um ambiente digital para o debate de interesses e culturas traz mais vozes à discussão, além da possibilidade de agregar conteúdos e experiências culturais de qualquer lugar do mundo. Com a crescente disponibilidade de recursos online, e as ações educativas passando a ter foco em programas de alto nível e de baixo custo, o debate cultural tornou-se mais acessível do que nunca.
Integração Cultural
A pandemia também nos ajudou a nos conectar com culturas distantes, superando nossas diferenças e possibilitando novas experiências culturais, fornecendo inclusão mesmo em nossos lares. Agora, podemos celebrar várias culturas ao mesmo tempo, através de muitas plataformas on-line, permitindo-nos unir grupos culturais geralmente dispersos e excluídos das instituições mais estabelecidas.
Esses desenvolvimentos têm aberto a possibilidade de aprofundarmos e estimularmos a imersão em culturas distantes, tais como novos grupos etnolinguísticos, plataformas de jornalismo global, experiências de aprendizado intercultural e até mesmo o trabalho remoto. Estamos finalmente experimentando a força do cuidado do nosso planeta como espaço compartilhado com recursos igualmente distribuídos.
Em tempos de incerteza, nos unimos melhor pela cultura, permitindo que nossas vozes sejam ouvidas. Assine nossa newsletter para acompanhar as mais recentes atualizações sobre o tema e obter acesso exclusivo aos conteúdos.