Narrativas de consumo formadas por tecnologia e criatividade novas estão redefinindo o que chamamos de cultura. Desde a ascensão das mídias sociais e do entretenimento de consumo digital, eventos e experiências inovadoras ganham amplo espaço no mercado. O desenvolvimento na cultura é uma das principais forças propulsoras responsáveis por essa mudança de paradigma.
Impacto de Plataformas Digitais
A revolução digital é a responsável por abrir novas portas e redefinir conceitos antigos. As plataformas digitais, como Netflix, Spotify ou YouTube, por exemplo, colocaram o foco em conteúdos únicos, dinâmicos, e que acompanham as tendências. Esses novos formatos possuem grande abrangência, tanto em âmbito nacional quanto internacional, e abrem caminho para novos artistas, autores, produtores, movimentos culturais e gêneros.
Popularização da Experiência de Consumo
Com o uso de tecnologias de digitalização, a realidade virtual, e a crescente adoção de dispositivos móveis, experiências multifacetadas de consumo tornaram-se grandes contribuidoras da cultura atual. Os visitantes interagem com cenários imersivos e se envolvem em diversas narrativas e agregadas a essas vantagens, inúmeras clubes de assinatura surgiram para entregar um catálogo de serviços ajustados aos gostos, necessidades e preferências de cada indivíduo.
Inovação Gerada pela Cultura
Além de comprometer a produção e entrega de conteúdos inovadores, este novo nível de cultura digital acelerou as inovações na economia. Mais empresas estão se juntando a agendas culturais ao apostar em artes, entretenimento e OdM (Design de Experiências do Usuário). Essas indústrias encontram benefícios competitivos e crescentes mercados de consumo para expandir suas fronteiras.
Apesar das possíveis dificuldades que acompanham a ascensão destas novas tecnologias, o futuro da cultura digital aponta para novas formas inovadoras de fazer cultura. Acompanhe mais desenvolvimentos e inovações no nosso site e inscreva-se na nossa Newsletter para receber atualizações.